segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Contorno de Londrina terá 62 km e começa em 2016?????

Obra fará a ligação entre a BR-369, em Ibiporã, à PR-445. Na primeira fase serão 35 quilômetros, com recursos do governo do Estado no valor de de R$ 107 milhões

 Com uma emenda de R$ 107,2 milhões no orçamento de 2016, o governo do Estado vai começar a tirar do papel o Contorno de Londrina, reivindicação antiga da cidade. Mas o traçado é bem diferente do esperado por autoridades e entidades da sociedade civil. Originalmente previsto para ter 17 quilômetros de extensão o traçado cresceu para 62 quilômetros.

O Contorno de Londrina é uma obra que seria feita pela Econorte, a concessionária que explora o pedágio nas rodovias da região, mas foi “trocado” pela antecipação em cinco anos da duplicação de um trecho de 30 quilômetros da BR-369, entre Jataizinho e Cornélio Procópio e quatro viadutos ou trincheiras em trechos urbanos da rodovia, em Londrina. A Econorte antecipa para 2016 a duplicação do trecho, que estava prevista em contrato para 2021 e assume a construção das trincheiras ou viadutos – ainda não definidos. Já o governo assume a construção do Contorno com recursos próprios.
O Contorno é a abertura de uma via alternativa, para tirar o trânsito da rodovia de dentro da área urbana. A obra fará a ligação entre a BR-369, em Ibiporã, à PR-445. Por meio da assessoria de imprensa, a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Seil), que está negociando as obras com as concessionárias, afirmou que existem dois motivos para a mudança. Primeiro é que o contrato com a concessionária previa pista simples, o que já faria com que o Contorno nascesse “saturado”. O governo pretende fazer pista dupla. Outra questão é o traçado: o original passaria por dentro da cidade, na zona norte, e sairia na PR-445, na altura da fábrica da Sandoz, poucos quilômetros depois do trecho recém-duplicado pela concessionária. O traçado que o governo pretende implantar é bem maior e tem um total de 62 quilômetros: sai da rodovia PR-445, entre o distrito de Irerê e Três Marcos, vai até a PR-218, que é a rodovia que passa pela Penitenciária Estadual de Londrina 2 (PEL2), segue pela zona rural de Londrina, entra em Ibiporã e vai até a rodovia BR-369, perto do Rio Tibagi.
Duas fases
Essa seria a primeira fase do Contorno de Londrina, que não estava prevista até aqui e que tem um total de 35 quilômetros. O trecho que tem dotação orçamentária de R$ 107 milhões para o ano que vem vai da BR-369 até a PR-218. Ainda não está prevista a dotação para o outro trecho, que liga a PR-218 à PR-445. A obra, que deve durar pelo menos três anos, com dotação orçamentária dividida durante esse período.
A segunda fase sairia da BR-369, passando pela área rural de Ibiporã, passaria pelo território de Sertanópolis e sairia na Warta, depois do entroncamento que dá acesso a Bela Vista do Paraíso. Esse trecho terá 27 quilômetros, 10 quilômetros a mais que o traçado original, que passaria por dentro de Londrina.

Trecho será incluído em novo programa de concessões

De acordo com a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Seil), o Contorno de Londrina, com o novo traçado de 62 quilômetros, deve fazer parte de um dos cinco lotes que o governo pretende incluir no novo programa de concessões de rodovias. Na região, o lote inclui a PR-170, entre Rolândia e Porecatu, a PR-090, entre Bela Vista do Paraíso e Alvorada do Sul e a PR-445, entre Londrina e Mauá da Serra. Essas três rodovias terão no mínimo uma praça de pedágio cada, mas só a 445 tem previsão de ser duplicada. O Contorno entra no lote, mas não está certo se haverá praça de pedágio ao longo desses 62 quilômetros. De qualquer forma, a Seil afirmou que o formato com o governo fazendo a obra e entregando à concessionária reduz o preço da tarifa de pedágio.

Expectativa por novo eixo de desenvolvimento

Em Londrina, a expectativa do prefeito Alexandre Kireeff (PSD) e de entidades da sociedade civil era de que o Contorno Norte passasse por dentro do Município, por entender que ele poderia formar um novo eixo de desenvolvimento, como opção para a instalação de empresas. O prefeito defendeu a proposta de traçado que recebeu de entidades como o Sindicato das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon), em 2013. A proposta era diferente do traçado original, que passa por trás da região dos Cinco Conjuntos, na zona norte e do Heimtal, patrimônio que está sendo integrado à área urbana. As entidades sugeriam “empurrar” o traçado mais para o norte, longe da área urbana. “A diferença é pouca, mas deixa de cortar áreas urbanas, o que transformaria o Contorno numa avenida de pista dupla”, argumentou Kireeff.
O engenheiro Gerson Guariente, vice-presidente de administração do Sinduscon de Londrina, disse que a proposta do traçado foi entregue ao governo do Estado, mas não houve resposta. Segundo ele, essa proposta tornaria a obra mais barata. “Onde está feito o traçado original, teria que fazer desapropriações dentro da área urbana, que é mais caro que na zona rural. E a quantidade de transposições, que seriam de 12 a 15, cairiam para 3”, argumentou.
O deputado estadual Tercílio Turini (PPS), que soube do novo traçado pela reportagem do JL, disse que “do ponto de vista de estrutura, sem dúvida nenhuma é importante” e que deve ser apoiada. “Não tem como dizer que é contra”, justificou. Mas ele reclamou de o governo não debater nem o traçado, nem a localização das praças de pedágio com a sociedade. “Eu que estou acompanhando essa questão da PR-445 e do pedágio, não tinha conhecimento. Imagina a população”, afirmou o parlamentar. “Aparentemente é uma coisa boa, mas porque não discute com a sociedade, não abre espaço para sugestões?”, questionou.
 
fonte: http://www.jornaldelondrina.com.br/londrina/conteudo.phtml?tl=1&id=1548069&tit=Contorno-de-Londrina-tera-62-km-e-comeca-em-2016

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