sexta-feira, 28 de outubro de 2011

A escola de hoje prepara para o amanhã?



O CBN São Paulo mergulha nesta semana numa das mais importantes discussões para melhorar este país: a educação.

O conteúdo da escola pública atende as necessidades do estudante do século XXI?

O que mais se ouve hoje é que a realidade da escola é distante do aluno. Em meio a um mundo globalizado com acesso a informação de maneira dinâmica a escola não acompanha e o resultado é um aluno desmotivado. De que maneira podemos mudar isso?

O governo de São Paulo promove até o fim de novembro discussões internas sobre mudanças para o Ensino Médio. Infelizmente estes debates não são abertos e sim entre os coordenadores. Por isso resolvemos ampliar o debate e ouvir especialistas, professores, pais e alunos para saber como está e para onde devemos ir. Tenho a convicção de que essa é uma discussão que toda a sociedade precisa participar.

É a nossa educação que está em jogo.

O foco é o currículo escolar da educação básica do ensino público, que atende quase que 80% dos estudantes do país. Desde a creche ao ensino médio, o conteúdo pedagógico precisa ser discutido e convidamos você a participar. Como melhorar a nossa educação? Deixe sua mensagem. Abaixo confira as entrevistas:

ENSINO MÉDIO


ENSINO FUNDAMENTAL


EDUCAÇÃO INFANTIL


ALTERNATIVAS PELO MUNDO

A escola onde a sala de aula é o mundo. Os alunos viajam por 12 culturas em 12 trimestres. A escola chama-se Think Global School (http://thinkglobalschool.org/) e traz como slogan: Não me ensine o que pensar e sim como pensar. Gilberto Dimenstein falou sobre isso no Mais São Paulo. OUÇA AQUI.

A escola que não tem computadores. E isso ocorre num dos lugares mais improváveis, no Vale do Silício.


O ouvinte Fernando Monteiro nos enviou um projeto interessante de escolas sustentáveis. Ele já está funcionando em 200 escolas no Brasil. As crianças aprendem sobre meio ambiente e convivência juntamente com os professores e comunidade. Entre as práticas estão: hortas; economia de luz e água; e ações de cidadania cobrando dos governantes melhores condições da escola. Mais informações no site: http://escolasustentaveis.ning.com

BOAS EXPERIÊNCIAS


fonte: http://colunas.cbn.globoradio.globo.com/platb/fabiolacidral/2011/10/25/a-escola-de-hoje-prepara-para-o-amanha/

Nenhum comentário:

Postar um comentário