O domingo, dia 18 de maio, foi um dia atípico para vários presidentes de
associações de bairros e também para lideranças e autoridades de Cambé, que
participaram do “I Encontro Comunitário de Associações de Moradores de Cambé”.
O evento que aconteceu na Associação dos Funcionários Municipais, teve início
às 8h30 e seguiu sua programação que contou com a fala do Prefeito João
Pavinato, com a palavra do Secretário Municipal de Assuntos Comunitários,
Haroldo Caminoto, com a palestra da Secretária de Assistência Social, Ângela
Pascueto, com a citação de Cleber da Costa, Presidente da FASMOC- Federação das
Associações de Moradores de Cambé, com a palestra do Filósofo e Professor
Valdecir Veloso, além da certificação dos participantes desse encontro.
O evento que reuniu mais de 140 pessoas surgiu do interesse das lideranças
dos bairros em manter um relacionamento mais próximo com a administração
municipal. Essa reunião que aconteceu através da iniciativa da Secretaria
Municipal de Assuntos Comunitários e FASMOC, contou com a parceria da FAMOPAR-
Federação das Associações de Moradores do Estado do Paraná.
Um encontro inédito e promissor, essas foram algumas das definições dadas pelo Presidente da FASMOC, Cleber Costa e pelo Vice-Presidente da Federação, Marcos Aparecido Soares. “A FASMOC vê esse evento como parte de uma renovação esperada pelas associações de moradores do município, que vinham perdendo espaço, agora tem mais voz, através de eventos como esse.
A Secretaria Municipal de Assistência Social levou às lideranças dos bairros as ações desenvolvidas em todo município, além de dados específicos sobre os programas oferecidos. Em sua fala, Ângela Pascueto, Secretária Munciipal de Assistência Social, falou sobre o Sistema Único de Assistência Social – SUAS, que surgiu em Cambé com o intuito de reduzir o impacto das questões sociais, além de apoiar a comunidade quando a violação de direitos básicos acontece.
Além de informações específicas sobre o município, quem esteve presente no evento pôde saber sobre a importância do movimento social. Durante o posicionamento do professor universitário e filósofo Valdecir Veloso, foi citado tanto a importância da participação direta da comunidade nas decisões do executivo, como a necessidade dessa aproximação. Veloso colocou que não há relação on line que substitua uma reunião ou encontro. “ É necessário lembrarmos da responsabilidade exigida quando vamos propagar ideias e ações através da internet, ou mesmo, nos aliarmos a uma publicação. Ter a oportunidade do encontro, do contato com o executivo é um benefício que deve ser aproveitado pela comunidade como um todo. Podemos usar a rede social como um instrumento de comunicação, mas o que fará a diferença é o estar junto.”É visionário participar de reuniões onde é possível verdadeiramente ser protagonista e participar das melhorias”. Afirmou Veloso. Após o fim das falas, os secretários municipais se reuniram as lideranças presentes no local, onde foi servido um almoço.